• White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Pinterest Icon

O PECADO E O PLANO

DA SALVAÇÃO

Deus criou os homens para serem Seus filhos e terem um relacionamento com Ele. O homem pecou quando desobedeceu a Deus e por causa do pecado toda a terra e Sua criação ficou em desarmonia (sem ordem), e nosso relacionamento com Deus foi quebrado. Mas Deus, que nos ama e sendo perfeito estabeleceu um plano para que nós pudéssemos voltar a Ele. 

 

Leia o texto de 1 João 4:14-15

 

“E vimos e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho para ser o Salvador do mundo. Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.”

 

Desenvolvimento do raciocínio:

 

Todas as vezes que queremos realizar alguma coisa ou um projeto estabelecemos um plano, certo? Esse plano tem início, meio e fim. Foi exatamente o que Deus fez. 

 

Deus sabia que o ninguém poderia “resolver” o problema do pecado, porque agora toda a terra estava contaminada - lembra da água com corante (atividade da semana 7)? Estamos perdidos em nossos pecados. Por isso precisamos de um salvador! E quem seria a única pessoa perfeita, sem pecado algum que poderia nos salvar? Somente Ele mesmo!

 

Para os filhos mais novos e mais velhos

 

  • Pergunte para seus filhos o que o pecado fez - trouxe morte e separação.

 

  • Pergunte se eles sabem qual é o plano de Deus - Restaurar o nosso relacionamento e trazer vida para nós.

 

  • Faça uma ilustração comparando duas cidades que não estão conectadas. De um lado tem uma cidade com pessoas (como nós) e na outra cidade tem um Rei. Qual seria a forma para juntar essas duas cidades? Uma ponte, um caminho.

 

  • Como Ele fez isso? Deus enviou Jesus a terra, para morrer e nos resgatar de nossos pecados. “Ele levou pessoalmente todos os nossos pecados em seu próprio corpo sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e, então, pudéssemos viver para a justiça; por intermédio das suas feridas fostes curados.” 1 Pedro 2:24

 

  • Quem criou a ponte? Fomos nós? Não, foi Ele quem veio até nós - vs 14 “O Pai enviou o seu Filho para salvar o mundo”. A cruz é a ponte. “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6

  • Se Jesus foi quem veio até nós e criou essa ponte para voltarmos para Deus, então o que nós temos que fazer? Nada? Não! Agora nós temos que escolher se queremos ou não “atravessar essa ponte”, ou seja,  aceitar ou não o que Ele fez. Vs 15 “Se alguém confessa que Jesus é o Filho de Deus”.

 

Explique quais são as consequências do plano da salvação:

 

  • restauração de nosso relacionamento com Deus - como filhos.

  • restauração de nosso relacionamento com as outras pessoas.

  • restauração de nosso lugar - o céu!

Então a única coisa que precisamos fazer é acreditar e aceitar em nosso coração que Jesus é o filho de Deus, que Ele é o único caminho e que Ele morreu por nós. E fazemos isso através de uma oração. 

 

Nesse momento você pode levar seus filhos a fazer a oração aceitando Jesus (mesmo que eles já tenham feito um dia, pode repetir!). 

 

“Jesus, eu hoje acredito que o Senhor é o Filho de Deus e morreu para me salvar. Eu quero te receber como meu salvador e meu senhor. Perdoa os meus pecados e escreve o meu nome no livro da vida. Em nome de Jesus. Amém.”

 

Aplicação Pessoal:

 

Compartilhe com seus filhos como foi a sua experiência de quando entendeu o plano de Deus e quando fez essa oração. Compartilhe também o que mudou em você.

 

Conclusão:

 

  • Leia o versículo novamente: 1 João 4:14-15.

  • Reafirme o quanto Deus os ama e deseja ter um relacionamento com seus filhos.

  • Ore por eles e pergunte se eles também querem orar.