• White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Pinterest Icon

O FRUTO DE NOSSA SALVAÇÃO

No plano de Deus para nós, além de nossa salvação Ele também deseja ter um relacionamento conosco, assim como tinha com Adão e Eva todos os dias. E somente através de um relacionamento com Jesus é que conseguiremos sermos transformados por Ele. E essa transformação chama-se: Frutos do Espírito.

 

Leia o texto de Gálatas 5:22

 

“Mas o fruto que o Espírito produz em nós é: o amor, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, a delicadeza no trato com os outros, a fidelidade, a brandura, o domínio de si próprio. Em relação àqueles que vivem desta maneira, a lei nem sequer tem necessidade de existir.”

 

Desenvolvimento do raciocínio:

 

Como já aprendemos, todos nós temos pecados - somente Jesus é santo e bom. Se a bíblia diz que não existe ninguém bom na terra, como é que conseguiremos produzir bons frutos? 

 

Para os filhos mais novos e mais velhos

 

  • Pergunte a eles: como você consegue saber qual é o tipo de uma árvore? Como por exemplo, saber se uma árvore é de laranja, manga, ou limão? Olhando para os frutos - o que ela produz.

 

  • É possível uma árvore de manga produzir limão? Ou uma árvore de laranja ter manga? Caro que não!

 

  • Como então saber se uma pessoa tem um relacionamento com Jesus? Olhando para os frutos - leia Mateus 7:16-18

 

  • Pergunte: De quem é o fruto? Do Espírito Santo. E Qual é o fruto que o Espírito Santo restaura em nós depois que temos um relacionamento com Jesus restaurado? Amor, alegria, paz, paciência (longanimidade),  bondade, delicadeza no trato com os outros (benignidade), fidelidade, brandura (mansidão) e domínio de si próprio.

 

  • Faça uma ilustração de um cacho de uva. Desenhe 9 uvas e cada unidade da uva como sendo um fruto. Pode escrever dentro. Se tiver a fruta em casa pode usar. (Também pode usar mexerica mostrando cada gomo como sendo um fruto)

  • Nesse momento você pode contar histórias ou situações que os faça pensar qual fruto do Espírito é necessário para cada momento. 

  • Exemplo: Joana estava tendo um dia muito difícil. Seu pai teria que viajar por muitos dias a trabalho, e ela iria sentir muitas saudades dele. Na escola, ela ficou sabendo que suas amigas fizeram uma festa e ela não foi convidada. Quando estava voltando para casa percebeu que tinha esquecido o seu casaco. Então ela disse para sua mãe “hoje está sendo o pior dia da minha vida! Eu estou muito triste”.

 

Qual Fruto do Espírito você acham que a Joana precisa? Alegria.

 

Conte uma pequena história para cada fruto.

 

  • Depois de contar as histórias, faça uma tabela e divida em 2 partes: Frutos que estão crescendo bem em meu coração / Frutos que ainda precisam crescer (amadurecer) em meu coração. 

 

  • Peça para eles falarem (e você escreve) ou para eles escreverem qual fruto eles acreditam que está crescendo e qual ainda precisa crescer em suas vidas. Peça para encontrarem esses versículos e colocarem ao lado de cada fruto (leia com eles).

 

  1. 2 Tessalonicenses 3:16

  2. 1 Tessalonicenses 3:12

  3. 1 Tessalonicenses 5:16

  4. 1 Tessalonicenses 5:15

  5. Efésios 5:8-9

  6. Colossenses 1:11

  7. Romanos 6:12

  8. 2 Corintios 1:21

  9. Titus 3:2

 

Aplicação Pessoal:

 

E na sua vida? Compartilhe com seus filhos situações em que o fruto foram segundo o fruto do Espírito, e qual fruto que ainda precisam crescer em você. Lembre-os que são os nossos frutos que demonstram o nosso relacionamento com Jesus.

 

Conclusão:

 

  • Leia o versículo novamente: Gálatas 5:22

  • Fale novamente que somente em Jesus poderemos ter o Fruto do Espírito. Não conseguiremos produzir bons frutos se não tivermos um relacionamento com Jesus.

  • Ore por eles e por cada fruto da lista e também peça para eles orarem por você pedindo a Deus o fruto que ainda precisa crescer (amadurecer).